
Foz do Iguaçu: dicas, roteiros e experiências inesquecíveis
Se existe um lugar no Brasil que consegue reunir natureza impressionante, diversidade cultural e experiências únicas, esse lugar é Foz do Iguaçu. Localizada no extremo oeste do Paraná, a cidade faz fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai. Essa tríplice fronteira permite ao turista explorar, em uma mesma viagem, três países distintos – seja para compras, passeios culturais ou contato com a natureza.
E aí você me pergunta, qual é a melhor época para ir a Foz do Iguaçu?
Se você sonha em ver as Cataratas cheia, faça seu planejamento no período entre os meses de dezembro e março, já que as chuvas deixam o volume de água das quedas d’água ainda mais bonitas. Entretanto, se prefere temperaturas mais amenas para caminhar pelas trilhas do Parque Nacional, o ideal é viajar entre os meses de maio e setembro.
E, claro, se a ideia é economizar, os meses de maio e junho costumam ter os melhores preços de hospedagem e passagens, por ficarem fora das altas temporadas
Cataratas do Iguaçu – Um espetáculo da natureza

Localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu e eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo da Natureza, as Cataratas do Iguaçu são formadas por um conjunto de 275 quedas d’água podendo chegar até 80 metros de altura. O espetáculo se estende ao longo de quase 3 km do Rio Iguaçu e marcando também fronteira com a Argentina.
Independente do ângulo a vista é simplesmente magnifica! E, sendo, o ponto alto do passeio a Garganta do Diabo onde passamos pela famosa passarela e conseguimos ficar mais perto da queda d’água. Minha dica é que levem capa de chuva, pois lá a quantidade de gotículas de água é imensa!
Além da paisagem deslumbrante, o Parque Nacional do Iguaçu também encanta por sua biodiversidade. Enquanto percorremos as trilhas, encontramos quatis, macaquinhos e aves diversas.
*PS: Acho importante informar para tomarem cuidado com suas mochilas e bolsas, pois os quatis adoram dar uma espiada lá dentro a procura de comida, rs.
E vale destacar também que além da trilha principal das Cataratas é possível fazer outros passeios dentro do parque.
- Macuco Safari: um passeio de barco que chega bem perto das quedas, garantindo uma boa dose de adrenalina.
- Trilha do Poço Preto: para quem gosta de aventura, é possível percorrer 9 km entre floresta, rios e observar animais da fauna local, como tucanos e capivaras.
Para que você consiga aproveitar mais esse passeio aconselho ir assim que o parque abrir, pois a quantidade de pessoas tende a aumentar na parte da tarde.
Usina Hidrelétrica de Itaipu

Quando falamos em Foz do Iguaçu não podemos deixar de lembrar da Usina Hidrelétrica de Itaipu que, hoje, ocupa a lista das Sete Maravilhas da Engenharia Moderna e, além de ser considerada a 3º maior usina do mundo em geração de energia limpa e renovável.
Durante a visita, é impossível não se impressionar com as dimensões da barragem. São mais de 7,9 km de extensão e 196 metros de altura – o equivalente a um prédio de 65 andares. Além da grandiosidade da estrutura, o passeio também permite entender melhor como funciona o processo de geração de energia a partir da força das águas, tudo explicado de forma clara e interativa.
Há duas modalidades de visita, sendo elas o Circuito Turístico Panorâmico, que oferece uma visão ampla da barragem e do reservatório, e o Circuito Especial, que leva os visitantes ao interior da usina, incluindo a sala de controle e as gigantescas turbinas. Cada uma dessas experiências ajuda a compreender não apenas a parte técnica, mas também a relevância histórica, econômica e ambiental de Itaipu.
Coloquem este passeio no checklist de vocês vale muito a pena!
Ciudad del Este (Paraguai) – Compras

Durante uma viagem a Foz do Iguaçu, atravessar a fronteira até o Paraguai é quase obrigatório. A poucos minutos do centro da cidade, está Ciudad del Este, um dos maiores polos comerciais da América Latina. A cidade é conhecida por seu movimento intenso, por suas centenas de lojas e shoppings e, claro, pelos preços atrativos que atraem os brasileiros.
O comércio local oferece de tudo: eletrônicos, perfumes, roupas, cosméticos, bebidas importadas, artigos esportivos e muito mais. É comum encontrar produtos de marcas famosas com preços muito mais acessíveis do que no Brasil, mas é importante sempre pesquisar, comparar valores e comprar em lojas confiáveis.
Shoppings como o Shopping Paris e o Shopping China estão entre os mais recomendados por oferecerem produtos originais e garantia de procedência. Para facilitar a compra e não perder tempo fazendo pesquisas de preços em cada loja, sugiro entrar no site Compras no Paraguai e pesquisar os itens de interesse. Abaixo deixarei os nomes dos shoppings de confiança.
Lista de Shoppings confiáveis:
- Cell Shop Importados
- Shopping China
- Shopping Paris
- Nissei
- Madrid Center
- Loja Monalisa
- New Zone
- Shopping Del Este
*PS: O Shopping China fica dentro do Shopping Paris
Enquanto estiverem andando pelas ruas, evitem qualquer pessoa que irão te abordar e prometendo levar a alguma loja. As lojas geralmente não são de confiança, além de haver relatos de roubos.
Importante lembrar que cada pessoa tem direito a comprar $500,00 sem ser taxado pela Receita Federal. Caso exceda este valor, será necessário fazer a declaração na fronteira.
Puerto Iguazú (Argentina) – Gastronomia

Do outro lado da fronteira, está Puerto Iguazú, na Argentina, o clima é completamente diferente. Enquanto Ciudad del Este o foco é mais em compras, Puerto Iguazú oferece uma atmosfera mais calma e charmosa.
Um dos pontos mais visitados é o Marco das Três Fronteiras, que marca o encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina. O local tem um mirante incrível para contemplar os rios Iguaçu e Paraná, além de apresentações culturais que resgatam a identidade da região trinacional.
Outro destaque é a Feirinha de Puerto Iguazú, uma parada obrigatória para quem quer provar delícias típicas da Argentina. Queijos artesanais, azeitonas temperadas, salames e empanadas fazem parte da experiência, sem falar nos famosos vinhos argentinos vendidos a preços mais acessíveis.
Quem visita Puerto Iguazú não pode deixar de aproveitar os restaurantes especializados em carnes argentinas e experimentar a autêntica parrilla. E, para complementar o clima gastronômico cultural nada melhor do que um alfajor de doce de leite como sobremesa.
Uma informação importante é que a Feirinha de Puerto Iguazú começa a funcionar a partir das 16:00, pois esta é uma atração considerada noturna.
Como chegar em Puerto Iguazú e Ciudad del Este?

É possível ir de carro, com agência de turismo ou de ônibus tanto para o Paraguai quanto para a Argentina.
Caso opte pelo transporte público, pegue o ônibus da empresa Easy Bus no Terminal de Transporte Urbano em Foz do Iguaçu. O ônibus sai a cada 30 minutos e vai direto para o Terminal Rodoviário de Puerto Iguazú. Logo na entrada da cidade, o ônibus faz uma parada na fronteira tanto na ida quanto na volta para registrar a entrada e a saída no país, mas o procedimento é bem tranquilo.
Para o Paraguai, pegue o ônibus da mesma empresa. O ônibus passará pela fronteira e irá parando nos pontos de ônibus próximo aos shopping. Importante ressaltar que Uber não atravessa a fronteira, sendo assim, deverá continuar o trajeto a pé.
Outros pontos turísticos em Foz do Iguaçu
Parque das Aves – vizinho do Parque Nacional do Iguaçu. O espaço é um verdadeiro santuário de conservação, onde o visitante pode caminhar por viveiros imensos e observar de perto araras, tucanos, flamingos e até espécies ameaçadas de extinção. É um passeio interativo, educativo e que rende fotos maravilhosas em meio à natureza.
Templo Budista Chen Tien – considerado um dos maiores da América Latina. Localizado em um ponto alto da cidade, o templo oferece uma vista privilegiada de Foz e de Ciudad del Este. O jardim é repleto de esculturas de Buda em diferentes posições, transmitindo uma sensação de paz e espiritualidade. Um local perfeito para desacelerar e contemplar.
A entrada no local é gratuita
Marco das Três Fronteiras (Brasil) – Diferente da versão argentina, o espaço brasileiro passou por uma revitalização completa e hoje conta com uma estrutura moderna, apresentações de danças típicas, show de luzes e uma vista panorâmica incrível do encontro dos rios Iguaçu e Paraná. É o passeio ideal para o fim de tarde, quando o pôr do sol deixa a paisagem ainda mais especial.
Mesquita Omar Ibn Al-Khatab – é um local que reflete a forte presença da comunidade árabe em Foz do Iguaçu. Com arquitetura islâmica impressionante e detalhes ricos em simbolismo, a visita guiada permite conhecer mais sobre a cultura muçulmana, além de render registros fotográficos belíssimos do interior da mesquita.
Transporte em Foz do Iguaçu
Um ponto que realmente merece destaque é o transporte público de Foz do Iguaçu. É possível usar o transporte público para ir a qualquer ponto turístico. O valor da passagem é de R$ 5,00.
No Terminal Transporte Urbano (TTU) está disponível uma placa detalhada com todas as linhas de ônibus que passa para ir aos locais. Baixem também o aplicativo Único Foz Trans, nele é possível acompanhar os horários e onde os ônibus estão em tempo real. Caso tenha dúvida, há pessoas que ficam no TTU auxiliando os turistas.
Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu
Caso precise de uma ajudinha com a organização do seu roteiro deixo aqui minha sugestão.
- 1º dia – Na chegada tire o dia para conhecer Foz do Iguaçu e de noite conheça Puerto Iguazú.
- 2ª dia – Reserve o dia para conhecer o Parque Nacional do Iguaçu.
- 3º dia – No período da manhã faça o passeio da Usina de Itaipu, depois conheça o Templo Budista e a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab e assista ao pôr do sol no Marco das Três Fronteiras.
- 4º dia – Reserve o dia para ir ao Paraguai.
- 5º dia – Dia livre.
E aí curtiu as dicas? Então, façam as malas e Bon Voyage! <3
Você pode gostar

Itens Essenciais para Levar à Praia
29 de dezembro de 2025
Os Melhores Destinos do Mundo Para Mulheres Viajarem Sozinhas Pela Primeira Vez
17 de dezembro de 2025
Um comentário
Emerson
Gostei bastante das dicas principalmente da parte que você relata a opção de ir para argentina de onibus. Vale bastante a economia.